Amamentação e Bebês Prematuros

amamentação-e-bebês-prematuros

Alguns bebês acabam nascendo muito cedo ou precisam de alguns cuidados extras dependendo do seu estado de saúde. Você sabia que mesmo ele sendo prematuro o leite materno ainda é ideal para eles?

 

Com profissionais de saúde preparados você terá todo o apoio caso precise passar por essa fase e na maioria dos casos você poderá alimentar seu bebê normalmente e ajudá-lo a criar imunidade.

 

Para eles, o colostro do leite materno não só lhes dará nutrição, mas também ajudará no desenvolvimento. Isso ocorre porque o colostro e o leite materno posterior tem toda a imunidade, hormônios e fatores de crescimento necessários para o seu bebê.

 

Dar à luz ao seu bebê antes da hora e ve-lo sendo separado de você pode ser bastante difícil, porém, com amor e instinto materno tudo pode correr bem. Para isso existem profissionais se dedicando a ajuda-los nesta fase. Caso seja permitido alimenta-lo com seu próprio leite, aqui damos algumas dicas para extrair o colostro:

 

- Sempre lave e seque as mãos e esteja sentada confortavelmente e relaxada

 

- Tenha por perto um recipiente adequado e esterilizado para coleta

 

- Massageie suavemente o peito com as pontas dos dedos

 

- Faça um “C” com a sua mão logo atrás da sua aréola

 

- Pressione suavemente o polegar e os dedos um ao outro através do seio e em seguida empurre para frente

 

- Solte seu seio o suficiente para mover os dedos e o polegar de volta para sua posição original – atrás de sua aréola

 

- Repita esta técnica e certifique-se de não estar pressionando os dedos na pele dos seis e mamilos para não causar dores

 

- Você pode precisar mover sua mão para uma parte diferente do seio antes de extrair o colostro. Tente não se preocupar - experimente massagear novamente, talvez seja necessário mover os dedos para longe ou perto da aréola

 

- Tente usar algo para aquecer seus seios. Uma compressa para seios pode ajuda-la neste processo.

(*) Campos obrigatórios