Amamentação sem mistérios, dicas para não sofrer neste momento ...

Não há alimento mais importante que leite materno, não só por ser o mais completo, mas por ser o responsável por criar o primeiro laço entre mãe e filho. Logo na primeira hora de vida, a chamada “Golden Hour”, já é imprescindível que o recém-nascido seja colocado no seio materno. Desde então nasce o amor incondicional e uma explosão de sentimentos. É por essa fase tão importante que neste texto quero conversar um pouco sobre vários produtos que existem disponíveis no mercado e que vocês acabam não utilizando ou quando utilizam fazem de uma maneira errada.

    A amamentação é um momento único, momento de amor, de sentir o desenvolvimento do seu filho. Por isso, não tenha dúvidas, busque sempre por profissionais da área e por produtos que possam te auxiliar neste momento. Afinal de contas esse período da amamentação é recheado de novidades e aprendizado!

    Dicas para uma boa fase de amamentação:

  1. Livre demanda. Cada recém-nascido tem o seu ritmo, portanto não tenha pressa e quando o RN dormir descanse também para estar preparada para a próxima mamada.

  2. Pomadinhas para mamas. E aí??? Usar ou não??? Bom, sabemos que existem várias disponíveis para ajudar na sua escolha: a mais recomendada por vários profissionais em mais de 60 países é a pomada de lanolina HPA, a única 100% pura, ou seja, não se preocupe, terminou da amamentar pode aplicar e não precisa retirar antes da próxima mamada. É hipoalérgica, não contém BHT (substância nociva à saúde e presente em alguns cosméticos. Pode por exemplo atrapalhar a absorção de algumas vitaminas como A e D). Fique tranquila, quem começou o uso da lanolina pura foi uma mãe lactante, e com alta tecnologia de fabricação já tem no mercado a lanolina pura de alta qualidade. Atenção para aquelas que são necessárias a retirada antes da mamada e não for 100% seguro para o seu bebê (pois pode alterar até o paladar, logo atenção!)

  3. Posição correta. Não se esqueça jamais: a posição do RN tem de ser correta para evitar rachaduras ou dores nas mamas. Cabeça sempre mais elevada que o bumbum. Tem a posição tradicional, tem a invertida, tem a do cavalinho... pode ser até deitada, mas sempre com a pega correta e você bem confortável.

  4. Quanto aos mamilos, não se preocupe se você apresenta os mamilos planos ou invertidos. Você pode usar o corretor de mamilos que tem a função de auxiliar a colocar os mamilos para fora. Está disponível em dois tamanhos, é higiênico, rápido e fácil de usar. E o principal, totalmente indolor. Pronto, sem medos para as mamães de bico plano ou invertido.

  5. Para uma proteção suave e macia das mamas, logo nos primeiros dias quando o fluxo está moderado e o atrito está causando irritações na pele, podem ser utilizados absorventes descartáveis para seios. Esse produto é recomendado principalmente para mamilos sensíveis. Caso o fluxo de leite fique intenso, existem também os absorventes descartáveis para essa época, que são ultrafinos, discretos e confortáveis. Então não precisa ficar com medo de que os bicos ficarão grudados no soltei, esses absorventes diminuirão o atrito, não deixarão sujar a sua roupa e basta trocá-los sempre hein!!! Não se esqueça de trocá-los!

  6. Quando perceber que as mamas estão inchadas, doloridas e ingurgitadas, não entrem em pânico. Existem no mercado compressas atóxicas e reutilizáveis, assim podem ser feitas compressas no local, neste momento de preferência a compressa fria, para ajudar no processo inflamatório que está acontecendo. Agora, quando está com sinais de vermelhidão ou de que o ducto está obstruído, pode-se fazer compressa morna. E quando vamos utilizar a bomba de extração de leite e queremos diminuir o tempo de extração, podemos usar a compressa junto com a bomba. Para todos esses casos, usar as compressas atóxicas e reutilizáveis trará conforto para você e, é claro, uma tranquilidade maior.

  7. E por fim, para auxiliar a amamentação, existem as bombas de extração de leite. Estão disponíveis de dois tipos: a elétrica e a manual. Antes de decidir qual delas comprar, veja algumas vantagens e desvantagens da marca que está comprando. Veja se apresenta como vantagens: facilidade de montar, leve, ter as fases de estimulação e extração e é claro, ter preço acessível. Uma vantagem importante ao optar por uma ou outra, é o sistema fechado, que previne que o leite nunca entrará na tubulação, evitando assim o crescimento de bactérias e fungos. Há também a bomba elétrica dupla: tela de LCD com timer, 3 estilos de bombeamento e 8 níveis de sucção ajustáveis, o bombeamento dos dois seios acontece ao mesmo tempo. Enquanto isso, existe também a bomba elétrica single: 6 níveis de sucção ajustáveis, luz de LED para indicar as fases e níveis de sucção. Por fim, a bomba tira-leite manual: contém poucas partes, é de fácil montagem e limpeza e pode-se usar com apenas uma mão. Como vimos, existem vários tipos de bombas de extração de leite, escolha aquela que tenha as características que você se sinta bem amparada. Lembre-se: não desista da amamentação.

Enfim, dicas de produtos que existem como propósito auxiliar o momento mais mágico da mulher, o momento que nasce o laço de amor incondicional. Há várias mulheres que apresentam depressão pós-parto por não conseguirem curtir esse momento, não faça parte dessa estatística que abandona a amamentação.

Apodere-se do direito de curtir o que só você pode fazer por seu filho!!!! Viva a sua amamentação e se precisar estaremos aqui para ajudar.

      Boa Amamentação

      Com carinho e respeito

      Dra Carolina Curci

 

Tags:

(*) Campos obrigatórios