Assaduras: quais medidas tomar diante desse vilão?

Vamos falar um pouquinho das assaduras, também chamadas de dermatite de fraldas, que mexem com o coração de qualquer mamãe que se sente a pior do mundo quando tira aquela fralda inocente e dá de cara com um baita vermelhão! A dermatite de fraldas pode ter várias causas. É bom lembrar que a pele coberta pela fralda está abafada 24 horas e, portanto, é uma pele que deve estar sempre seca e protegida.

E qual pomada usar para essa proteção?! Eu costumo dizer que qualquer pomada de prevenção serve para proteger essa pele. A diferença entre as que existem hoje no mercado é basicamente a textura. Tem aquela mais oleosa, aquela que gruda mais, aquela mais densa, aquela de textura boa para remover... Enfim, pra todos os gostos! O importante é saber que independente da pomada que você escolher, a forma de limpá-la deve ser suave e sem fricção no local.

Mas e o lenço umedecido?! 😳 Gente, o lenço umedecido é uma invenção genial, mas deve ser usado com cautela. Não há indicação de usar em todas as trocas. É difícil deixar a pele seca com o uso dele. Prefira lavar a pele e secá-la sempre que possível!

E alergia à fralda, existe?! Na grande maioria das vezes não ocorre alergia à fralda... o que acontece é a dermatite, que quando abafamos vira um ciclo chato e dolorido de tratar...

Então vamos aos lembretes:

✅lave suas mãos antes das trocas!

✅ trocar as fraldas com frequência

✅ não usar pomadas com antifúngicos e corticóide sem indicação médica

✅deixar a pele seca após a limpeza

✅ utilizar uma pomada protetora a cada troca de fraldas!

✅ não usar lenços umedecidos com frequência!

✅ e por último, a limpeza dever ser feita sempre de frente para trás, sobretudo nas meninas!

Tags:

(*) Campos obrigatórios