Posso amamentar o meu bebê deitada?

amamentar deitada

É sempre polêmico falar no assunto amamentar na posição deitada e algumas mães ainda sentem-se inseguras em amamentar nesta posição especialmente por ouvirem sempre sobre a “nuvem negra” chamada: Dor de ouvido!

Pois saibam que amamentar o bebê deitada pode ser um grande aliado quando nos deparamos com uma mãe cansada tentando a todo custo manter o aleitamento materno exclusivo. Amamentar deitada não traz nenhum risco a ocorrência de otite nos bebês, o que já não podemos afirmar quando o bebê faz uso de mamadeira.

Ocorre que existe um canal que liga a região nasal e oral ao ouvido, chamada de tuba auditiva, que tem a função de igualar a pressão nos ouvidos com a pressão no ambiente. Quando a sucção acontece no seio, o movimento faz com que a mandíbula se projete pra frente e como o bebê precisa fazer força pra sugar o peito, é difícil que a tuba permita a passagem desse leite para o ouvido pelo gradiente de pressão causado por esse movimento de sucção e deglutição do leite materno.

Além do mais, nunca podemos esquecer dos fatores protetores a saúde que estão presentes do leite materno que dificultam a contaminação de bactérias no organismo, conferindo uma injeção de imunidade aos bebês. Vale lembrar que mesmo na posição deitada mãe e bebê devem estar confortáveis e a mãe deve estar atenta aos sinais de boa pega durante toda a mamada!

(*) Campos obrigatórios