Blog
- Home
- Blog
- Comportamento
- Os Primeiros 1000 Dias de Vida
Os Primeiros 1000 Dias de Vida

Você já ouviu falar em primeiros 1000 dias de vida? Os 1000 dias de vida são iguais a 280 dias de gravidez (40 semanas) + 720 dias de vida (2 anos)! Os primeiros 1000 dias de vida significam uma programação para o futuro garantindo a saúde de forma global.
Até os 2 anos é quando ocorre o maior estirão de crescimento do e são os anos fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico. A nutrição ocupa papel fundamental no desenvolvimento neurológico. Já a deficiência nutricional causa níveis mais baixos de escolaridade na infância com baixa produtividade na vida adulta.
Os primeiros 1000 dias têm bastante importância no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, portanto é o período de estimular, brincar e de estabelecer uma relação de segurança com pais, irmãos e avós.
É a época também que se mostram clinicamente os problemas pelos quais buscamos terapias específicas. O tal “programming” tem relação com fatores genéticos (que não podemos mudar) e com fatores ambientais modificáveis (que podemos e devemos trabalhar para melhorar). E o que podemos fazer então?!
Adivinhem?
– Estímulo desde sempre.
– Manter o calendário vacinal em dia.
– Aleitamento materno sempre que possível.
– Comer comida de verdade, evitando industrializados, prevenindo a obesidade.
– Não oferecer açúcar para crianças, prevenindo desde já o diabetes.
– Não usar sal sem controle, prevenindo a pressão alta.
– Estimular ingestão de água.
– Estimular brincadeiras ao ar livre.
– Pegar sol em horários permitidos para prevenir a osteoporose.
– Usar sempre o filtro solar.
– Manter uma relação próxima e de parceria com seu Pediatra para que as terapias necessárias sejam buscadas o mais breve possível.
Vamos cuidar das nossas crianças de forma multidisciplinar para que o futuro delas seja brilhante!