Blog
- Home
- Blog
- Amamentação
- Como lidar com a frustração do sono?
Como lidar com a frustração do sono?

Qual a frase mais ouvida durante a gestação do nosso primeiro filho ??? Aproveite para dormir agora, porque você nunca mais vai dormir!
Claro que existe um certo exagero na frase mencionada; não devemos generalizar absolutamente nada na maternidade, cada filho é único, digo isso com a experiência de três filhos com padrões de sono absolutamente diferentes! Lembrando que nós pais, também temos responsabilidade sobre isso!
Por aqui a restrição de sono com o meu primeiro filho foi algo enlouquecedor; sempre amei dormir, e digo e repito que a restrição do sono pelo menos para mim é sem sombra de dúvida a parte mais complicada e exaustiva da chegada do bebê!
Ter de lidar com puerpério, nova rotina da casa e familiar, amamentação, tentar se encontrar e se adaptar em sua nova e mais importante missão da vida que é ser mãe, tudo isso com noites mal dormidas, não é tarefa fácil!
Acredito que meu primeiro filho tenha dado mais trabalho para dormir por falta de experiência, pais de primeira viagem tendem a sair correndo e tirar o bebê do berço ao primeiro resmungo, que muitas vezes nada mais é do que o ciclo do sono do bebê, que deve ser respeitado! Aquele bebê dá aquela resmungada e depois volta a dormir.
Vejam bem, eu disse “resmungada”! Sou contra esse método de “DEIXAR CHORAR”; recém nascidos não sabem fazer birra, se estão chorando algo tem de errado! Com o tempo passamos a reconhecer o choro do nosso bebê, o tal do instinto materno. Reconhecer o choro facilita e muito a vida da nova mãe!
A restrição do sono por aqui com o segundo e o terceiro filho tem sido bem mais tranquila, talvez a experiência ajude ou o padrão do sono de cada bebê seja diferente, sinceramente não posso afirmar com 100% de certeza! Mas acredite naquela dica da vovó, aproveitem para dormir enquanto o seu bebê dorme! Nesse período de restrição de sono, qualquer “cochilo” de meia hora pode ser revigorante! Sei que muitas vezes durante o sono do bebê aproveitamos para cuidar dos afazeres acumulados, pois vamos combinar …. nasce um bebê, nasce um pequeno caos em nosso lar!
Nessa hora contar com uma rede de apoio é muito importante, esse apoio não necessariamente deve vir de funcionários, que diga-se de passagem nem todos podem ou querem arcar com esse tipo de despesa! A rede de apoio pode vir através de familiares e amigos que muitas vezes não é tão simples, pois existem pessoas que moram longe de seus parentes e amigos, onde em certas ocasiões estão divididos por um oceano de distância!
Nesse caso, procurar apoio nem que seja em grupo de mães virtuais; atualmente existem muitos grupos assim, temos as chamadas “rodas de mães” – procure na sua cidade!
Qualquer apoio é bem-vindo, nem que seja para fazer um desabafo! Ahhhh..se algum papai estiver lendo esse texto lembrem-se nem sempre o bebê chora só de fome durante a noite, muitas vezes é só uma fralda suja, frio, calor ou cólicas, enfim, existem muitos motivos para o bebê acordar chorando durante a noite, e levantar não pode e não deve ser tarefa exclusiva da mamãe! Pai não ajuda, pai participa!
Por aqui tenho marido que prática a “paternidade ativa” com maestria, e isso torna tudo muito mais leve!
Para encerrar gostaria de dizer que a restrição do sono não faz parte somente dos primeiros anos de bebê, eles podem até ser mais complicados e intensos, mas vez ou outra voltaremos a passar noites em claro, seja pelo fato do filho estar doentinho, ou de preocupações que insistem em nos tirar o sono!
Mas acreditem …. vocês voltarão a dormir noites inteiras sem interrupções, podem ficar tranquilas! rs ……..